Objetivo


     O objetivo desta Plataforma é promover o envolvimento da comunidade no Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico das Obras de Revitalização da AEIU Portuária. Tem ainda a finalidade de promover a integração dos conhecimentos e a proposição de medidas de valorização e preservação.

     Desta maneira, busca ampliar as possibilidades de integração dos diferentes grupos sociais envolvidos, incluindo órgãos públicos (IPHAN, Prefeituras, Secretarias de Cultura, Educação e Turismo, entre outros), Instituições, Museus, Centros Culturais, Associações, Escolas, ONGs, além da comunidade científica e comunidade no geral.

     Isto abrange a produção de conhecimento como resultado de pesquisas sistemáticas que vêm sendo realizadas na área do empreendimento das Obras de Revitalização da AEIU Portuária desde 2011. Estas pesquisas incluem inventário de Patrimônio Arqueológico e tratamento dos acervos gerados pela pesquisa e análises científicas.

     O envolvimento da comunidade no Programa é feito por meio de eventos, entre eles as Exposições Oficinas, ampliadas pelo uso intensivo de ferramentas de interação digital, como este Blog. Objetiva-se, com isto, desenvolver uma Arqueologia Simétrica que integre o público em uma grande Comunidade Arqueológica, voltada à valorização e preservação de sua identidade histórica e cultural.

     Através de um ambiente colaborativo os interessados podem dialogar entre si e com a equipe de pesquisadores, enviando sugestões, recomendações e dúvidas. Desta maneira busca-se integrar a perspectiva e os anseios da comunidade referente ao seu Patrimônio Cultural, e avaliar estruturas e programas já em curso no município abrangido.

     As ações adotadas por este Programa vêm ao encontro das necessidades técnicas e legais do patrimônio, e das demandas da comunidade, apoiadas pelas ferramentas de extroversão dos conhecimentos.



© 2021   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço