Resultados


     O Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico das Obras de Revitalização da AEIU Portuária, começou em 2011. A primeira atividade desenvolvida por esse trabalho foi o Projeto Científico, que avaliou os procedimentos necessários para atender o Patrimônio Cultural presente na área.

     Até 2013, as ações previstas destacam a Gestão do Conhecimento em Plataformas Eletrônicas de Coworking, e ações em Educação Patrimonial e Arqueologia Pública. Esses trabalhos consistem em:

     Exposições Oficina – A atividade visa conscientizar as comunidades sobre a importância de se preservar o Patrimônio Cultural do País. Além disso, os ambientes virtuais das Exposições Oficinas foram desenvolvidos em plataforma NING. Com essa tecnologia, os usuários podem criar redes sociais personalizadas, com grupos de trabalho, além de galeria de fotos e vídeos.

     Cartilha Patrimonial – Esta cartilha é elaborada a partir da colaboração e interação com a Comunidade, tem o formato digital além do impresso. É direcionada para o público escolar infanto-juvenil e adolescente. Tem como objetivo mostrar em formato mais direcional a linguagem e o resultado dos trabalhos a partir do compartilhamento de informações.

     Museu Virtual - Desenvolvido para a Inclusão Social e o compartilhamento do conhecimento gerado, o Museu Virtual de Patrimônio Cultural contém o material encontrado na pesquisa, em meio digital, com informações detalhadas nas galerias. Aqui, o público ainda pode alimentar Galerias Colaborativas para a divulgação de seus patrimônios históricos e/ou culturais.

     Arqueo@Parque - Plataforma de Gestão do Conhecimento que fornece ferramentas de acesso à pesquisa e equipes do Programa. Em formato colaborativo, o ambiente é constituído por uma Intranet que transmite e compartilha informações específicas aos grupos participantes.

     O envolvimento e a integração com a comunidade também serão realizados virtualmente neste blog. As pessoas poderão conhecer o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico das Obras de Revitalização da AEIU Portuária e participar com comentários, dúvidas, depoimentos sobre a história da região, dialogar com os cientistas e sempre compartilhar o seu conhecimento.

     Todo este trabalho está sendo descrito em Relatórios de Andamento e organizado também em Plataformas Multimídia em DVD, protocolados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, órgão que acompanha as pesquisas e garante o fiel cumprimento da legislação brasileira sobre Patrimônio Cultural, além do Ministério Público.

     O resultado final dessa cooperação é a elaboração de um Programa de Gestão que abrange o resultado das pesquisas, o conhecimento adquirido e os acervos coletados. Este Programa objetiva buscar sinergias com as demais iniciativas culturais da região, contribuindo para a gestão e divulgação do Patrimônio Cultural estudado, e a continuidade das ações e de seus benefícios.

© 2021   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço